domingo, 4 de março de 2012

 
Blog é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta, podendo ser escritos por um número variável de pessoas.
A maioria dos blogs são primariamente textuais, embora uma parte seja focada em temas exclusivos como arte, fotografia, vídeos, música ou áudio,formando uma ampla rede de mídias sociais.
O termo weblog foi criado por Jorn Barger em dezembro de 1997. A abreviação blog, por sua vez, foi criada por Peter Merholz, que, de brincadeira, desmembrou a palavra. A mensagem passou a modelar o meio, quando no início de 2000, o Blogger introduziu uma inovação, o permalink, conhecido em português como ligação permanente, que transformaria o perfil dos blogs.
Em seguida, hackers criaram programas de comentários aplicáveis aos sistemas de publicação de blogs que ainda não ofereciam  tal capacidade. O processo de se comentar em blogs significou uma democratização da publicação, consequentemente reduzindo as barreiras para que leitores se tornassem escritores.
A blogosfera, termo que representa o mundo dos blogs cresceu em ritmo espantoso. Em 1999 o número de blogs era estimado em menos de 50, no final de 2000, a estimativa era de poucos milhares. Menos de três anos depois, os números saltaram para algo em torno de 2,5 a 4 milhões. Atualmente existem cerca de 112 milhões de blogs e cerca de 120 mil são criados diariamente, de acordo com o estudo State of Blogosphere.
Existem diversos tipos de blogs, entretanto é possível dividi-los em três grandes ramos:

 1- Blogs pessoais: Os blogs pessoais são os mais populares, normalmente são usados como um gênero de diário com postagens voltadas para os acontecimentos da vida e as opiniões do usuário.

2- Blogs corporativos: Muitas empresas vêm utilizando blogs  como ferramentas de divulgação e contato com clientes. A empresa líder pelo mundo é a Microsoft com um total de 4500 blogs.

 3- Blogs de gênero: Por fim há blogs com um gênero específico, dominado pelo o usuário.    Podem apresentar conteúdos  variados, como humorísticos, notícias, informativos ou o de variedades, com contos, opiniões políticas e poesias.

 
Por Anna Paula, Ianná, Ítalo, João Lucas, Luciana, Maria Vitória, Nicholas, Nickele, Rafael e Rodrigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário